Após a graduação você pode escolher uma área para seguir. Uma delas é a docência e pesquisa, voltada para quem tem interesse em trabalhar no ensino superior. A carreira é promissora e pode oferecer mais estabilidade financeira do que outras. No entanto, até os planos se concretizarem, existe um árduo caminho pela frente.
Seja como for, a abertura de programas como o Fies, Sisu e ProUni, por exemplo, são meios de aumentar a participação das pessoas nas universidades. Isso deixa nítido como existe um grupo interessado na educação superior. Assim, ensinar os alunos ou trabalhar com pesquisa nesse ambiente é uma possibilidade de carreira.
Você tem interesse nessa área? Continue a leitura e saiba mais sobre a docência e a pesquisa!
O que é a docência e a pesquisa?
Para que os estudantes tenham formação acadêmica é necessário contar com o corpo docente, responsável pela transmissão de conhecimentos. Esses são os professores, que também são indispensáveis na educação infantil, fundamental e médio. Porém, a formação exigida para ensinar os alunos em curso superior é diferente, assim como quem almeja atuar com pesquisa científica.
Isto é, é necessário ter uma graduação em alguma área de interesse para elevar a expertise no assunto. E, ainda, uma possibilidade facultativa é ingressar em programas de iniciação científica, que envolve a participação em seminários e congressos na área.
Além disso, é obrigatório que os interessados na docência ou pesquisa escolham uma especialização após a graduação, como o mestrado. Esse tipo de curso aprofunda os conhecimentos em um assunto dentro da sua área e leva ao desenvolvimento de uma dissertação. Esse processo torna maior a possibilidade de atuar como professor universitário.
Quem almeja se especializar ainda mais pode fazer o doutorado ou o pós-doutorado posteriormente. Eles funcionam como uma espécie de degrau a mais rumo ao conhecimento para a docência ou a pesquisa. É possível que você já tenha se perguntado como seus professores têm tantas referências e rede de contatos. A formação acadêmica pode ser a resposta.
Qual o perfil do profissional para atuar com docência e pesquisa?
Um dos fatores mais importantes para atuar com docência e pesquisa é o gosto pelo estudo. Isso porque, na docência você vai transmitir o conhecimento para outras pessoas. Já na pesquisa, vai fazer descobertas para contribuir com a sociedade.
Então, se você se deu bem durante os estudos na graduação, pode ser um indício de que essas áreas são a escolha certa. Afinal, também é importante ter atualizações constantes, mesmo após a obtenção do certificado na área. Isso pode envolver o ingresso em doutorado, pós-doc, cursos etc.
Como atuar na docência e pesquisa?
Como visto, atuar na docência e pesquisa não é tarefa fácil. Os passos essenciais para atingir esse objetivo é ter uma formação diferenciada, atualização constante, visão de mercado voltada para o futuro, interesse pelo desenvolvimento científico etc.
Isto é, o caminho para atuar na docência e pesquisa realmente é árduo. No entanto, os adeptos podem ser recompensados com uma carreira promissora, compartilhamento de conhecimentos para os alunos e muito mais.
O nosso post foi útil para sanar suas dúvidas sobre o assunto? Compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a ficarem por dentro da docência e pesquisa!