Como ter um diferencial competitivo no mercado de trabalho?

6 minutos para ler

O que você faz para se destacar no mercado? Apresentar um diferencial competitivo é uma ótima maneira de começar. Afinal, isso agrega valor ao seu perfil profissional, ajudando a ganhar a preferência em um processo seletivo ou até no ambiente de trabalho.

Existem várias competências e habilidades que podem servir como diferencial para um profissional. O ideal é trabalhar aquelas que mais têm a ver com a sua personalidade, área de atuação e formação acadêmica.

Neste post, vamos mostrar uma série de dicas para desenvolver mais qualidades profissionais e construir uma carreira de destaque. Acompanhe e saiba mais!

Tenha uma boa comunicação

O primeiro passo é saber falar bem. Desde já, entenda que isso não necessariamente significa ser uma pessoa extrovertida com uma excelente retórica. Afinal, o fato de um indivíduo ser mais quieto e introspectivo não o impede de se desenvolver bem nos relacionamentos interpessoais.

Ter uma boa comunicação, na verdade, diz respeito a aprender a se expressar, sempre que necessário. Trata-se de descobrir as melhores estratégias para transmitir exatamente a mensagem que você quer passar para outra pessoa.

Na prática, ser um profissional comunicativo é também tirar todas as dúvidas que surgirem, delegar tarefas de modo claro, apresentar relatórios bem escritos, entre outras opções que envolvam a comunicação verbal ou não verbal.

Saiba trabalhar em equipe

Inclusive, ter uma boa comunicação ajuda a ter também esse diferencial competitivo: trabalhar em grupo. Em uma atividade em equipe, é preciso saber que cada um tem sua função, assim todo o time consegue entregar um resultado coeso.

Ou seja, por mais que você queira se destacar, não é necessário passar por cima de outra pessoa, nem assumir uma postura prepotente para mostrar um perfil de liderança. Ser um profissional solícito, proativo e compreensivo contribui muito com o trabalho em equipe. Além disso, a tolerância e a empatia são duas habilidades que vão auxiliar no desenvolvimento interpessoal.

Desenvolva inteligência para tomar decisões

Já percebeu que a todo momento você precisa fazer uma escolha? Há quem diga, inclusive, que a vida é formada de pequenas decisões. Esse raciocínio faz ainda mais sentido quando o assunto é vida profissional.

Desde o período do Ensino Médio, passando pelo vestibular, Ensino Superior e, até mesmo, a fase após a formação, praticamente todas as escolhas que você fez ajudaram na construção da sua carreira. Por isso, quanto mais sábias forem as suas decisões, maiores as chances de alcançar o futuro que sempre sonhou.

Por esse motivo, é importante ainda desenvolver as habilidades necessárias para fazer uma tomada de decisão assertiva. Para isso, tornar-se uma pessoa mais analítica vai ajudar a estudar melhor o contexto e aprender a identificar os fatores que podem influenciar a sua decisão e vice-versa.

Ter uma visão de futuro ainda é excelente para escolher as melhores opções. Assim, você pode antecipar problemas, solucionar o que está ao seu alcance e ter ideias inovadoras. Tudo isso faz com que o seu perfil se destaque em um ambiente de trabalho.

Domine outros idiomas

A internet desfez ainda mais as barreiras geográficas, de modo que cada vez mais as pessoas têm contato com gente de todo o mundo. Isso acontece também com as empresas dos mais variados segmentos de atuação.

Por essa razão, saber falar outras línguas favorece na hora de conseguir uma melhor oportunidade profissional. Tal conhecimento ajuda a se comunicar com pessoas de outras nações, além de ter contato e traduzir materiais em outros idiomas.

Sendo assim, que tal aprender um novo idioma? O inglês, geralmente, é o mais procurado entre as empresas. No entanto, você pode ir além e buscar estudar outras línguas estrangeiras.

O espanhol, por exemplo, é a língua predominante na América Latina e contribui para conseguir mais oportunidades de carreira nessa região. O mandarim é mais uma língua estrangeira em alta, tendo em vista o crescimento da China na área do comércio e da economia.

Trabalhe sua estabilidade emocional

O quanto você consegue administrar as emoções em um contexto desafiador? Saiba que isso não significa esconder os sentimentos e agir de forma completamente racional. Afinal, se uma reação emocional apareceu, significa que ela é importante.

Ter estabilidade ou inteligência emocional, na verdade, diz respeito ao quanto você é capaz de identificar as emoções presentes, aceitá-las e tomar decisões apropriadas para o que você está sentindo. Tudo isso, é claro, sem deixar que os sentimentos interfiram no seu desempenho profissional.

Cuidar mais da sua saúde mental e buscar o autoconhecimento são dois passos importantes para alcançar a estabilidade emocional. Dessa maneira, é possível evitar comportamentos impulsivos no ambiente de trabalho, respostas exageradas ou qualquer outra reação que não condiz com uma postura profissional.

Tenha a capacidade de desenvolver novas habilidades

Estar sempre em desenvolvimento é mais um passo importante para quem deseja ter sucesso profissional. Afinal, a todo momento é necessário desempenhar uma tarefa nova, e isso, consequentemente, envolve aprender mais coisas.

Por esse motivo, evite se acomodar. Tenha a iniciativa de ir, por conta própria, em busca de novas habilidades. Aprender mais sobre a área de atuação, acompanhar as novidades desse nicho, estudar o uso de ferramentas tecnológicas, além de, é claro, desenvolver essas habilidades socioemocionais que já mencionamos aqui, como:

  • inteligência emocional;
  • empatia;
  • responsabilidade;
  • resiliência;
  • foco;
  • proatividade;
  • criatividade;
  • senso de liderança.

Faça uma pós-graduação

Não poderia ficar de fora dessa lista a qualificação profissional. Quanto mais você demonstra saber sobre o assunto, maiores as chances do seu perfil se destacar entre os demais.

Nesse contexto, fazer um curso de pós-graduação pode ajudar muito. Com isso, é possível:

  • aprofundar os seus conhecimentos;
  • dominar novas habilidades;
  • atualizar-se sobre a área de atuação;
  • apresentar domínio técnico e teórico avançado.

Viu só como é possível construir seu próprio caminho e trabalhar um diferencial competitivo para ter acesso a melhores oportunidades na carreira? Saiba que você pode contar conosco, da UCEFF nessa jornada. Lembre que ter acesso a uma instituição de ensino de qualidade faz toda a diferença no desenvolvimento pessoal e profissional, aumentando ainda mais as suas chances.

Gostou da ideia? Então, aproveite a visita e veja como os nossos cursos de pós-graduação podem ajudar no desenvolvimento da sua carreira!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This