Se você curte a área de Biológicas, especialmente o setor da saúde, aposto que fica na dúvida sobre a diferença entre Biomedicina e Enfermagem, certo? Afinal, como funcionam essas graduações, quais as possibilidades de atuação e para quem elas são indicadas?
Para ajudar você nesse dilema, mostraremos as características desses cursos superiores para que você possa fazer a escolha certa para sua carreira. Vem com a gente e saiba mais!
Como é a graduação em Enfermagem?
A Enfermagem é uma graduação do tipo bacharelado, tem duração média de 5 anos e seu objetivo é preparar o profissional para atuar no cuidado ao paciente em diferentes níveis de complexidade, oferecendo, assim, todo o suporte que ele precisa.
Dessa forma, é um curso que oferece boas perspectivas profissionais, pois o enfermeiro encontra diferentes áreas de atuação, que incluem desde os cuidados ao paciente em homecare até o atendimento em emergências, centros cirúrgicos e Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O enfermeiro encontra oportunidades também na saúde pública, em empresas e escolas.
Além do conhecimento científico e das habilidades técnicas para cuidar dos pacientes, o profissional formado em Enfermagem também adquire competências de gestão em saúde, podendo atuar como gestor em hospitais, clínicas médicas e outros espaços.
Como é a graduação em Biomedicina?
A graduação em Biomedicina é do tipo bacharelado, tem duração de 4 anos e é direcionada para o campo de pesquisa e análise de micro-organismos que podem causar doenças em amostras variadas, como sangue, tecido humano, alimentos e plantas.
Logo, é uma carreira voltada para a pesquisa e que permite atuar com análises clínicas, em bancos de sangue, laboratórios de genética, indústrias de alimentos e no desenvolvimento de vacinas.
O biomédico pode trabalhar ainda na área da estética, no saneamento ambiental, vigilância sanitária, entre outras possibilidades.
Qual curso escolher: Enfermagem ou Biomedicina?
Como você pode acompanhar, apesar de ambos os cursos serem da área da saúde, existe muita diferença entre Biomedicina e Enfermagem. O biomédico é o profissional que precisa gostar de trabalhar com pesquisas e ter o pensamento analítico para interpretar amostras e exames, visto que a sua atuação se dá, principalmente, em laboratórios.
Por outro lado, o enfermeiro lida diretamente com as pessoas, como pacientes e familiares, buscando sempre atender suas necessidades. Precisa, portanto, ser empático, proativo, resiliente e ter senso de planejamento. Saiba também que ele encontra muitas oportunidades em hospitais, podendo atuar, inclusive, com a liderança de equipes.
Nas duas formações é possível fazer uma carreira brilhante tanto no setor público como no privado e escolher diferentes segmentos de atuação, principalmente para quem tem uma formação em instituições de ensino de credibilidade, como a UCEFF.
Gostou de conhecer a diferença entre Biomedicina e Enfermagem? Então, agora é com você: reflita sobre seu perfil e expectativas profissionais para poder escolher o curso que é a sua cara e construir uma carreira de sucesso!
E se ainda está em dúvida sobre qual graduação seguir, aproveite para conferir a lista de cursos da UCEFF e comece agora a planejar seu futuro profissional!