Quando se fala em trabalhar em ambientes corporativos, com uma carreira voltada para o gerenciamento das empresas, muitas pessoas nem titubeiam: pensam logo na graduação em Administração. No entanto, a verdade é que essa não é a única formação que possibilita isso, viu? Um bom exemplo é o curso de Gestão Comercial que tem se convertido cada vez mais na escolha profissional de vários vestibulandos.
Mas se você ainda não conhece a profissão nem muito menos o que faz um gestor comercial na prática, não tem problema. Este post será a sua oportunidade de entender os detalhes dessa graduação, conferir quais são as perspectivas da área de atuação, saber por que ela é relevante para o mercado, descobrir qual o perfil profissional de quem trabalha no ramo e muito mais. Por isso, não deixe de ler até o fim!
O que a Gestão Comercial estuda?
A Gestão Comercial é uma área que estuda a comercialização de bens e serviços, se aprofundando nos aspectos econômicos, mercadológicos, legais, sociais e de marketing que envolvem essas transações. Para isso, ela monitora, analisa e emite pareceres tanto a respeito do comerciante quanto do consumidor.
O objetivo dessa área é não só entender e prever como os negócios vão se dar no mercado (aos níveis local, regional, nacional e internacional), mas também contribuir para que as organizações possam se manter competitivas e com expectativas positivas de crescimento e faturamento — o que é indispensável para a sobrevivência das empresas.
Não é à toa que esse ramo, apesar de ser recente — tendo sido oficializado como campo de formação apenas em 2010 pelo Ministério da Educação —, tem se sobressaído e sendo considerado de grande valor para muitas corporações, principalmente as varejistas e atacadistas. Afinal, esses dois segmentos são os principais responsáveis por movimentar economicamente o comércio nacional.
Gestão Comercial é o mesmo que Administração?
Há pouco, esclarecemos o que se estuda na Gestão Comercial e qual o propósito dessa área de atuação. Porém, muita gente pode se questionar no que ela se diferencia da Administração. Será que realmente existe alguma distinção ou, no final das contas, é tudo a mesma coisa? Pois bem, vamos pôr um fim a essa dúvida!
Basicamente, elas são duas áreas afins que se conectam diariamente em muitas empresas. Tanto é que não é difícil ver gestores comerciais atuando ao lado de administradores. No entanto, as atividades desempenhadas em uma não são desempenhadas na outra. Enquanto a Gestão Comercial foca nas transações comerciais de serviços e bens de consumo, a Administração se debruça sobre os aspectos organizacionais das companhias.
Ou seja, a organização e o controle estratégico das finanças, da mão de obra, dos projetos, dos processos internos e dos trâmites legais para que um empreendimento consiga se manter no mercado atendendo aos clientes, cumprindo com os requisitos fiscais cobrados pelo Estado e honrando os acordos fechados com fornecedores, parceiros, investidores etc.
Gestão Comercial é o mesmo que Gestão de Pessoas?
“Já entendi que Gestão Comercial não é o mesmo que Administração, mas e quando se trata de Gestão de Pessoas? Posso considerá-los iguais?”, você deve estar curioso para descobrir. Por isso, de antemão, saiba que eles também não são a mesma coisa. São duas áreas afins, mas com objetivos muito distintos.
Na Gestão de Pessoas, como o nome deixa bastante claro, é trabalhada a rede de colaboradores da empresa e ações internas que podem ser realizadas para engajá-los com o trabalho, as metas e os valores que regem a organização.
Portanto, um gesto de pessoas (ou gestor de RH, como também é chamado) pode promover estratégias para melhorar a performance e o comprometimento dos funcionários que atuam nos projetos do gestor comercial, mas nunca exercer as atividades deles. As formações dessas duas áreas trazem conteúdos muito particulares e opostos entre si.
Qual o panorama do curso de Gestão Comercial no país?
Antes de você conhecer a fundo os detalhes do curso de Gestão Comercial, que tal saber qual é o panorama atual dessa graduação no país? Ou seja, o número de vestibulandos inscritos nela, o volume de matrículas, a quantidade de pessoas que se formam na área e por aí vai. Ficou interessado? Pois saiba que, para isso trouxemos as estatísticas de 2018 do Ministério da Educação que revelam essas e muitas outras informações. Confira!
Total de inscritos
O MEC identificou que 93.231 vestibulandos concorreram a uma vaga na formação em Gestão Comercial, o que rendeu ao curso a 42º posição entre as áreas mais procuradas nos vestibulares de 2018. Para se ter ideia, ele ficou a frente de várias graduações tradicionais e já estabelecidas há décadas no ensino superior brasileiro, como o Turismo (77.170) a Biologia (71.234), as Relações Internacionais (53.055) e a Moda (34.074).
Número de matrículas
Dos 93.231 interessados em cursar Gestão Comercial em 2018, cerca de 50.292 foram aprovados nos vestibulares que aconteceram ao redor do país. Entre eles, 46.280 — o que representa 92,02% do total — ingressaram no ensino superior particular, algo que é bastante compreensível. Afinal de contas, são as instituições privadas as que mais oferecem esse curso. Ao todo, são 217 delas contra apenas 19 entre as instituições públicas.
Quantidade de concluintes
Em 2018, foram registrados 7.700 concluintes. Apesar de ser uma quantidade considerável, não se deixe enganar: ela ainda está bem abaixo da demanda do nosso mercado. Isso porque, como aponta os dados divulgados pelo Sebrae, há 6.612.605 organizações brasileiras só no setor do comércio.
Ou seja, há uma enorme diversidade de locais que precisam dos serviços de gestores comerciais, mas são poucos os profissionais que estão qualificados para aproveitar essa oportunidade. Portanto, quem está de olho nessa área pode ficar tranquilo: esse é um ramo com previsão de alta taxa de empregabilidade pelos próximos anos. E se você investir em uma formação continuada — com pós-graduação ou MBA —, as suas chances só aumentam em ter uma carreira promissora!
Como é o curso de Gestão Comercial?
A formação em Gestão Comercial se trata de uma graduação tecnológica. Esse tipo de habilitação qualifica e desenvolve o estudante para um campo profissional específico que é fruto das demandas de um mercado de trabalho cada vez mais moderno, inovador e digital.
Nesse caso, o campo se trata do que falamos no primeiro tópico: o mapeamento, o controle e a previsão das transações comerciais. É por essa razão que ela dura, ao todo, apenas dois anos, pois o plano curricular dela é focado nessa temática.
Esse curso pode ser realizado presencialmente, a distância ou no formato de ensino semipresencial híbrido, dependendo da instituição de ensino. Na UCEFF, por exemplo, adotamos a terceira modalidade. Assim, você pode flexibilizar os seus horários para assistir às aulas, personalizar o seu cronograma de estudos e não abrir mão dos demais afazeres da rotina.
Afinal, as disciplinas teóricas ficam disponíveis pelo ambiente virtual de aprendizagem. Já aquelas que envolvem conteúdos práticos contam com encontros semanais em sala de aula ou laboratório em que há a vivência do ambiente acadêmico e você ainda tem a chance de investir no seu networking com colegas e professores.
Esses momentos de reunião da turma servem para que a UCEFF coloque em prática a metodologia ativa de aprendizagem presente no plano pedagógico do curso. Ou seja, quando são propostas atividades em que o aluno é estimulado a ser agente ativo do próprio ganho de conhecimento, debatendo com colegas e docentes não só teorias e conceitos do ramo, mas também as aplicações, os desafios e as mudanças necessárias quando são analisados situações e casos de estudo reais do mercado.
Como é a grade curricular?
A grande curricular do curso de Gestão Comercial surpreende por uma característica muito marcante: a interdisciplinaridade. Isso acontece porque, apesar de ser enxuta e trazer conteúdos que abordam especificamente questões comerciais, as disciplinas dialogam com áreas afins, como Administração, Marketing, Ciências Contábeis e Logística.
Essa interação proporciona uma formação multifacetada que leva o aluno a ampliar os referenciais teóricos, ter um maior conhecimento sobre o mercado e os setores dele, desenvolver um maior leque de competências profissionais e alcançar um maior conhecimento sobre os processos corporativos paralelo ao gerenciamento comercial. Portanto, você fica muito mais preparado para começar a sua carreira e se destacar nela.
Dito tudo isso, vale a pena conhecer mais sobre algumas das principais disciplinas e o que você estuda enquanto cursa elas, não é mesmo? Acompanhe a lista.
Gestão Financeira e Orçamentária
Essa matéria traz conteúdos que avaliam questões administrativas quanto ao capital da organização para investir na continuidade de linhas de produtos e/ou serviços, em novos lançamentos, contratação de colaboradores, realização de ações publicitárias etc.
Previsão de Demanda e Planejamento Comercial
Essa, por sua vez, explora conteúdos sobre a organização e comercialização da produção e oferta de serviços, considerando a relação das companhias com fornecedores, distribuidores, revendedores e representantes.
Comportamento do Consumidor
Já a matéria de Comportamento do Consumidor conta com conteúdos que analisam a relação dos clientes com as marcas, o processo de decisão por trás da escolha do produto e/ou serviço, a pesquisa de mercado e as estratégias de marketing que podem trazer resultado para as vendas das empresas.
Marketing Digital e E-commerce
Por outro lado, em Marketing Digital e E-commerce, você estuda conteúdos sobre o comércio virtual, o impacto do setor no mercado e as melhores estratégias para expandir as vendas por meio de sites, aplicativos e outras plataformas digitais.
Economia e Mercado
Economia e Mercado traz conteúdos a respeito do cenário econômico nacional, mostrando como as projeções sobre crise e aquecimento do mercado podem impactar os atacados, os varejos e as empresas de representação comercial.
Técnicas de Negociação e Vendas
Nessa disciplina são abordados conteúdos acerca de como aperfeiçoar os departamentos de venda das empresas para fechar mais negócios, fidelizar um maior número de clientes e melhorar a apresentação e defesa da marca no mercado.
Empreendedorismo
Para concluir, aqui se aprofunda em conteúdos sobre a fundação, a gestão, a supervisão e acompanhamento legal necessários para que você se torne um empreendedor e possa trabalhar diretamente com a venda de produtos ou com o assessoramento comercial para outras organizações.
Qual é o perfil do gestor comercial?
O perfil do gestor comercial é traçado desde as primeiras experiências do acadêmico no ambiente universitário, o que inclui as aulas, as atividades extracurriculares, as avaliações, os projetos de extensão etc.
Por isso, é comum que muitas pessoas se refiram ao perfil do aluno EAD, presencial e semipresencial como o ponto de partida para desenvolver as habilidades necessárias para se destacar no mercado. Pensando nisso, listamos algumas das mais relevantes para você conferir:
- capacidade de liderança: já que muitos profissionais vão trabalhar comandando equipes e precisando gerenciar colaboradores em diferentes projetos, contratos, parcerias comerciais, estratégias de marketing e muito mais para alcançar as metas do departamento;
- potencial de negociação: uma vez que você precisará lidar com fornecedores, investidores, compradores e consumidores, sempre buscando manter as transações comerciais favoráveis e alinhadas aos objetivos da empresa;
- domínio da matemática: é indiscutível que um gestor comercial precisa ter um vasto conhecimento sobre funções e conceitos matemáticos, já que os negócios que ele acompanha e avalia diariamente envolvem números bancários, dados corporativos, de linhas de produção, de acordos jurídicos e muitos mais;
- organização metódica: porque um gestor comercial trabalha com a produção frequente de relatórios, análises e projeções estatísticas — materiais que são apresentados em reuniões, atas e assembleias internas da organização;
- afinidade com a tecnologia: já que sistemas de informação, banco de dados virtuais e compartilhamento de informações privativas em rede vão ser atividades frequentes na rotina de quem escolhe essa área de atuação.
Quais são as possibilidades de atuação?
Quem faz o curso de Gestão Comercial atua, majoritariamente, como gestor comercial. Nas companhias de pequeno e médio porte, ele comanda projetos específicos alocados dentro do setor administrativo, respondendo diretamente à direção organizacional.
Já no caso daquelas grandes corporações, é comum encontrá-lo supervisionando um departamento comercial completo que se interliga em ações específicas aos departamentos de marketing, administração, logística e afins.
Ao longo da carreira, o profissional que escolhe esse ramo pode ser promovido aos cargos de coordenador, supervisor e diretor comercial nas empresas privadas. Outra possibilidade é atuar como servidor público por meio de concurso, principalmente em órgãos de auditoria fiscal, para administrar as despesas do Estado com a compra de materiais do comércio, da indústria e outros setores do mercado.
Como é o mercado de Gestão Comercial?
Ao receber o seu diploma tecnólogo, você está pronto para atuar no mercado de trabalho. Porém, engana-se quem acha que as suas oportunidades profissionais se concentram apenas no setor do comércio — que envolve as modalidades de atacado e varejo.
Isso porque o gestor comercial também pode ser contratado pelo setor industrial para lidar com negociações de importação e exportação de materiais e bens de consumo e questões envolvendo inteligência e projeções de mercado.
Muitos graduados na área também trabalham em centros de pesquisa sobre o consumo, a economia e a indústria no país e as respectivas tendências de cada tema. Para completar, você ainda tem a possibilidade de atuar exclusivamente no ambiente acadêmico, lecionando em cursos de graduação e pós-graduação e supervisionando projetos de extensão e de iniciação científica.
Já em relação à faixa salarial dessa carreira, pode ficar tranquilo. Isso porque a remuneração de um gestor comercial, como aponta levantamento do site Vagas, é de R$ 4.709,00, podendo chegar até a R$ 7.083,00. Ou seja, é um rendimento bem acima da média.
Quais são as tendências para o futuro?
A Gestão Comercial é uma área que conta com a previsão de muitas tendências para o futuro por conta das atividades do segmento que são marcadas pela flexibilidade e a necessidade de adaptação ao contexto social, econômico, político, cultural e tecnológico de cada local. Entre as principais, podemos destacar:
- a automação dos processos de vendas virtuais graças ao avanço dos meios tecnológicos, do investimento das empresas no e-commerce e do acesso da população à internet;
- o aumento das plataformas multifuncionais de venda, já que cada vez mais os consumidores buscam por praticidade e rapidez ao comprar produtos, o que os leva à busca por empresas que não só comercializem materiais próprios, mas também representem outras marcas;
- a influência do marketing de relacionamento no processo de aquisição de produtos e/ou serviços e como as empresas são percebidas pelos clientes (sejam pessoas físicas, sejam eles pessoas jurídicas).
Como ingressar no curso de Gestão Comercial?
As formas de ingresso no curso de Gestão Comercial variam de acordo com cada instituição de ensino. A UCEFF, por exemplo, conta com uma gama diferente de possibilidades para atender estudantes em situações específicas. Abaixo, você confere as modalidades possíveis — com exceção do vestibular, que você verá com mais detalhes no próximo tópico. Veja:
Nota do Enem
Desde a implementação do Enem como principal método de vestibular no Brasil em 2011, o número de pessoas que realizam o exame só cresce. Só na edição de 2029, segundo informe oficial do Ministério da Educação, foram 5,8 milhões de inscritos. Afinal, ele é aceito não só em instituições públicas, como também em muitas particulares — e a UCEFF é uma delas.
Portanto, se você já fez o Exame Nacional do Ensino Médio e obteve uma boa pontuação, pode aproveitar a sua nota no nosso processo seletivo e, assim, garantir a sua vaga.
Portador de diploma
A UCEFF também pensa em quem é formado e pretende ter uma segunda graduação, seja para complementar a própria atuação profissional, seja para mudar de ramo. Nessa situação, você não precisa prestar vestibular ou usar a nota do Enem para se candidatar a uma vaga. Ao contrário, o seu diploma se torna a porta de entrada para a faculdade, sendo o suficiente para garantir o seu ingresso. Simples e descomplicado, não é mesmo?
Transferência externa
“Eu iniciei a graduação em outra faculdade, porém, sinto que a instituição não atende as minhas expectativas. O que posso fazer para ter, de fato, uma boa formação e ficar preparado para o mercado?”, você pode estar se perguntando. Se esse é o seu caso, saiba que a UCEFF oferece a alternativa de fazer a transferência externa.
Dessa forma, você pode dar continuidade aos seus estudos com a gente, aproveitando de tudo o que temos a oferecer durante sua vida acadêmica: metodologia de ensino diferenciada, plano pedagógico atualizado e alinhado com as demandas do mercado, infraestrutura completa, alto número de eventos acadêmicos e corpo docente qualificado.
Como funciona o vestibular EAD da UCEFF?
Há pouco, nós falamos sobre diferentes formas que você pode ingressar no ensino superior e começar o seu curso de Gestão Comercial. Agora, vamos falar especificamente sobre o vestibular EAD da UCEFF que consiste em uma redação dissertativa.
Afinal, ele é pensado para facilitar e otimizar o tempo do estudante, principalmente aquele que já está no mercado e tem a rotina tomada pelos afazeres e compromissos do trabalho. É por isso que você pode realizá-lo em datas previamente marcadas pela instituição ou, se preferir, agendar a sua prova para o dia em que está com a agenda livre.
E como se trata de um vestibular EAD, você o realiza sem precisar sair de casa, pegar trânsito e se expor a possíveis aglomerações em salas de aplicação de exames — algo que é essencial no período de pandemia em que vivemos que exige adaptação e cautela. Ou seja, além de considerar suas necessidades, a UCEFF também se preocupa com a sua saúde e o seu bem-estar.
Como você leu, o curso de Gestão Comercial é uma formação atual, interdisciplinar e com forte referencial de mercado que o prepara para uma carreira com ótimas perspectivas de futuro. Afinal, a demanda pela área é grande em vários setores. Portanto, aproveite que você já sabe mais detalhes sobre essa graduação e comece a se preparar para entrar no ensino superior e conseguir o seu tão aguardado diploma!
Para isso, é bem simples: basta acessar nosso site e se inscrever no vestibular da UCEFF. Nele, você também encontra mais detalhes sobre como funciona todo o processo seletivo! Por isso, não perca tempo!