Problemas de comunicação sempre foram comuns nas empresas, o que causa impactos na capacidade de tomar decisões, gerando retrabalho, criando desgastes e custando tempo. Com a pandemia da Covid-19, ficar atento a essa questão se tornou ainda mais importante.
Isso porque o trabalho remoto se tornou algo comum nas organizações, fazendo com que a comunicação assíncrona fosse a principal maneira de transmitir informações. Logo, é essencial ter cuidado para conseguir se comunicar com clareza e evitar desentendimentos.
E aí, ficou interessado e quer saber o que é comunicação assíncrona? Então, continue a leitura!
O que é comunicação assíncrona?
A comunicação assíncrona é aquela que não está conectada no espaço e tempo. As pessoas que fazem parte da conversa recebem as mensagens e respondem na medida em que elas têm disponibilidade.
Para as pessoas integrantes da mensagem, esse tipo de comunicação pode ser mais conveniente. No entanto, para que a comunicação seja ágil, é necessário seguir algumas práticas, como priorizar a clareza e a objetividade no momento de se comunicar.
Isso porque, como os dois indivíduos não estão tendo uma conversa ao mesmo tempo, caso seja preciso esclarecer alguns pontos, a dúvida inicial pode demorar mais para ser respondida.
Tal modelo não é exclusivo do trabalho remoto, pois já era utilizado em organizações com uma grande quantidade de colaboradores. Isso ajuda, principalmente, na priorização de uma solicitação mais urgente, respondendo às demais somente quando for oportuno.
As mensagens em secretárias eletrônicas e as cartas são bons exemplos do passado de uma comunicação assíncrona.
Quais as diferenças desta para a comunicação síncrona?
A principal diferença entre a comunicação assíncrona para a síncrona é que a segunda acontece em tempo real. Ou seja, assim que a pessoa fala ou envia uma mensagem, a resposta é recebida e, a partir disso, o diálogo se desenvolve. Pode ser uma conversa presencial, por telefone, em uma reunião via videoconferência ou por outros canais de comunicação.
Como a comunicação assíncrona se aplica nas empresas?
Como mencionamos, a comunicação assíncrona é aquela que não ocorre em tempo real, isto é, a resposta pode surgir de modo intermitente, como acontece quando duas pessoas interagem com respostas não imediatas ou por e-mail.
Na comunicação síncrona, por exemplo, durante o home office, somente o espaço é deslocado. Logo, é possível fazer uma reunião virtual com outra pessoa que compartilha o mesmo momento, mas que está em um lugar diferente.
Já na comunicação assíncrona no trabalho remoto, além do espaço, o tempo também se desloca. O funcionário não compartilha o instante de interação nem o local. Logo, a resposta pode demorar alguns minutos ou mesmo horas.
Quais são as vantagens e desvantagens da comunicação assíncrona?
Esse tipo de comunicação traz diversas vantagens e algumas desvantagens para o dia a dia das empresas. Veja, abaixo, quais são elas!
Vantagens:
- comunicação com mais qualidade;
- colaboradores com controle de suas jornadas de trabalho;
- foco no objetivo certo;
- possibilidade de revisão do trabalho ou da informação;
- troca mais ponderada de informações;
- flexibilidade na gestão do tempo.
Desvantagens:
- exige autodisciplina;
- possibilita a troca de informações entre pessoas, mas não de modo imediato;
- pode ser um processo demorado para respostas e resoluções de problemas.
Quais são os exemplos de comunicação assíncrona?
Agora que já sabe o que é comunicação assíncrona, chegou a hora de conhecer as ferramentas que facilitam esse processo!
O e-mail é uma das principais ferramentas de comunicação assíncrona. Com ele, os colaboradores de uma empresa recebem a mensagem de maneira rápida, mas ainda existe um prazo maior para a resposta, que pode demorar dias.
Aplicativos de mensagens
Os apps de mensagem incluem o WhatsApp, Microsoft Teams e Slack. Muitos deles são empregados em tempo real para mandar mensagens instantâneas. Além disso, algumas corporações fazem uso deles para melhorar a cultura empresarial por meio de bate-papos casuais. Ainda assim, não há garantias de que a resposta será imediata.
Ferramentas que gerenciam tarefas
Diversas plataformas, como o Trello, Monday e outras que gerenciam tarefas, possibilitam à pessoa fazer atualizações digitais com os colegas de equipe, sem que todos tenham de se encontrar ao mesmo tempo. É possível efetuar o login, verificar o que foi destacado e adicionado e incluir a sua própria tarefa.
Como desenvolver uma comunicação assíncrona efetiva?
Nas organizações, a comunicação assíncrona traz várias vantagens para os funcionários. Isso porque eles não vão precisar se preocupar em responder de maneira rápida, tendo um período maior para refletir sobre os assuntos.
Contudo, várias demandas não podem levar muito tempo para serem solucionadas. Então, como ter uma boa comunicação assíncrona? Confira, a seguir, as nossas dicas!
Comunique-se de maneira objetiva e clara
É fundamental ter objetividade e clareza no momento de se comunicar de forma assíncrona. Tente se colocar no lugar da outra pessoa para saber se ela conseguirá entender a mensagem.
Isso porque, caso o receptor não compreenda o que o emissor disse, fica difícil solucionar a dúvida no mesmo instante. Por isso, a atividade pode ser deixada para depois ou feita de modo incorreto.
Não se esqueça de que, na comunicação assíncrona, não existem trocas imediatas de informações. Tenha cuidado para que isso não gere procrastinação.
Tenha organização
Na comunicação assíncrona, é fundamental ter organização em relação ao planejamento, o que garante que todo o time de colaboradores esteja alinhado. Cabe ao líder direcionar o que deve ser feito de modo assíncrono ou síncrono, além de delegar e organizar as atividades.
Em relação às tarefas que necessitam de uma análise maior, a comunicação assíncrona pode ser muito efetiva. Já alguns temas que requerem debates podem ser melhor discutidos em uma conversa síncrona.
Aqui, a ideia é criar um local mais produtivo, onde os funcionários atuem com foco no objetivo certo.
Como vimos, a comunicação assíncrona é aquela que não acontece em tempo real. Assim, a resposta pode levar alguns minutos, horas ou mais tempo. Por ser algo comum, é importante que as empresas adotem algumas ferramentas para facilitar esse tipo de comunicação, como Slack, Google Workspace e Loom. Com isso, também é possível manter os colaboradores atualizados!
Gostou do post e quer complementar a sua leitura? Então, saiba mais sobre o que é trabalho assíncrono!