Comportamento no ambiente de trabalho: o que fazer o que não fazer?

9 minutos para ler

Quando se trata do mundo corporativo e do que é preciso ter para se destacar nele, a maioria das pessoas logo pensa em uma vasta experiência profissional, qualificação contínua (como uma pós-graduação ou MBA), networking sólido, uma grande afinidade com as tecnologias e um perfil empreendedor arrojado — o que não está errado.

No entanto, além do foco na formação, na rede de contatos e nas habilidades profissionais, há outro fator decisivo para que você construa uma trajetória de sucesso na sua profissão: saber como se comportar no ambiente de trabalho.

Afinal, as empresas estão cada vez mais atentas para identificar os funcionários que estão alinhados com os objetivos, interesses e valores da organização. Também estão de olho naqueles que destoam da equipe, não se engajam para alcançar as metas traçadas e podem comprometer a imagem da companhia no mercado.

Justamente por isso, neste post, reunimos alguns exemplos do que fazer e do que não fazer durante a sua rotina laboral. Além disso, vamos dar algumas dicas de como se destacar no ambiente de trabalho. Continue a leitura e confira!

O que fazer no ambiente de trabalho?

Para começar, reunimos algumas ações que devem ser colocadas em prática dentro da organização. O motivo disso é que elas configuram uma postura exemplar e, consequentemente, colocarão você como referência entre os colaboradores perante o seu gestor. Veja a seguir!

Adote uma postura proativa

Tenha sempre uma postura proativa no local em que você atua, sem esperar por reconhecimento ou algum tipo de gratificação do seu chefe. Ou seja, é preciso ter disposição para encontrar soluções para problemas e eventuais dificuldades.

Também é fundamental tomar a iniciativa de ajudar os colegas a concluir os afazeres, se envolver com os projetos do setor, propor ideias para melhorar o ambiente interno da empresa etc.

Cuide da sua imagem profissional

Ao trabalhar para uma organização, você não apenas presta serviços para ela, como também passa a representá-la frente ao mercado. Por isso, é de suma importância ter atenção à sua imagem profissional.

Em outras palavras, não use roupas inadequadas ou acessórios extravagantes, tenha uma comunicação sem gírias e coloquialismos, cuide da sua aparência, refine os seus modos em público e invista em inteligência emocional. Também é importante ter a capacidade de trabalhar sob pressão e saber lidar com cobranças e críticas sem descontroles emocionais.

Trabalhe a organização e a disciplina

Além da proatividade, é de bom tom ser um profissional organizado e disciplinado. Isso aumenta a produtividade, beneficia o cumprimento de ações planejadas pela companhia, promove melhor ordenação e aproveitamento do espaço no qual se trabalha, entre outros benefícios.

Tenha a pontualidade como um hábito

Outro exemplo válido é ser pontual e respeitar a jornada de trabalho, não apenas em dias de reuniões e defesas de projetos, mas durante toda a rotina. Fazer disso um hábito mostra comprometimento e, principalmente, respeito para com a organização — algo que é bastante valorizado no meio corporativo.

Respeite os níveis hierárquicos

Por último, saber identificar e respeitar os níveis hierárquicos estabelecidos dentro da instituição é um grande diferencial. Isso porque essa prática não só demonstra que você tem consideração pelos seus superiores, mas que também entende que aqueles com mais tempo de casa contam com um conhecimento e uma experiência consistentes e extremamente úteis.

Ou seja, você reconhece que eles podem passar ensinamentos que ajudarão a aperfeiçoar o seu desempenho e o seu aprendizado sobre gestão, liderança, comportamento estratégico e muito mais.

O que não fazer no ambiente de trabalho?

Até aqui, você conferiu alguns exemplos que são bem-vistos dentro da empresa e que contribuem para mostrar a sua competência, o seu engajamento e o seu interesse.

Agora, vamos apresentar alguns atos que devem ser evitados para não prejudicar a sua carreira. Confira!

Desperdiçar tempo com atividades avulsas

A sua jornada de trabalho, como o próprio nome diz, é para ser dedicada às suas atividades laborais. Portanto, não perca tempo com coisas avulsas, que só favorecem a desorganização e a procrastinação, prejudicando a produtividade e causando um atraso nas demandas importantes da companhia.

Um exemplo disso é passar boa parte do dia checando as redes sociais em vez de cumprir com as próprias obrigações.

Envolver-se em fofocas

Não participe de fofocas, não faça comentários maldosos sobre outros funcionários, não critique seus superiores pelas costas e não tome partido em conflitos anteriores à sua chegada na empresa.

Tudo isso é visto com maus olhos no ambiente corporativo e apenas serve para duas coisas. A primeira é demonstrar uma postura antiética e pouco profissional. Já a segunda é deixar claro que você não agrega em nada à equipe — ao contrário, só gera falhas de comunicação, intrigas e desavenças dentro do setor.

Competir com os próprios colegas

Encarar os colegas como adversários em vez de parceiros é mais um ato que deve ser evitado. Afinal, não há por que ter ou estimular qualquer tipo de competição com aqueles que trabalham com você e têm, em tese, o mesmo objetivo: trazer resultados positivos para a companhia.

Desprezar profissionais em posições inferiores à sua, não ter empatia, ser mal-educado e não ajudar os outros deliberadamente quando eles mais precisam são atitudes que dificultam qualquer convivência harmônica dentro de uma organização.

Não reconhecer erros

Um quarto exemplo do que não fazer no ambiente de trabalho é não ter a iniciativa nem mesmo a capacidade de reconhecer que errou. Isso só serve para passar uma imagem negativa de soberba, arrogância, excesso de orgulho e falta de capacidade de aprender e evoluir com as próprias falhas.

Reclamar do trabalho

Por fim, não reclame do trabalho que você exerce pelo fato de realizar atividades que não sejam da sua alçada, pela monotonia de uma determinada função, por fazer hora extra, por ter que integrar o projeto A e não projeto B, entre outras situações.

Tenha em mente que esse comportamento mostra que você não se dispõe a ajudar os colegas, não respeita as ordens dos seus superiores — tratando-os como iguais — e que claramente está insatisfeito com o cargo que ocupa, o que pode ser a deixa perfeita para um desligamento.

O que fazer para se destacar no ambiente de trabalho?

Agora que você já sabe como se comportar no ambiente de trabalho e de que forma realizar as suas funções em harmonia com os outros profissionais, chegou o momento de dar um passo além.

A seguir, confira algumas dicas para que você consiga se destacar positivamente e crescer na empresa em que trabalha, chamando a atenção para as suas qualidades e o seu empenho. Dessa forma, você pode, até mesmo, conquistar uma promoção — não seria ótimo? Confira!

Defina objetivos

O primeiro passo é definir quais são os seus objetivos profissionais, como o emprego dos sonhos ou a possibilidade de atuar no exterior. Depois, é preciso traçar as metas e estabelecer o caminho que será preciso percorrer para atingi-las.

Nesse momento, vale até mesmo consultar os sites de emprego. Neles, você poderá pesquisar quais são as características dos profissionais que já atingiram esse objetivo e ver o que você precisa para também chegar lá!

Seja estrategista

Depois de estabelecer os seus principais objetivos profissionais, as metas que ajudarão você a chegar lá e os caminhos que deve percorrer, é hora de montar uma estratégia para o sucesso.

Nessa etapa, veja o que você precisa fazer para desenvolver as habilidades necessárias para se destacar, considere se é necessário investir na sua formação e analise quais são as formas de valorizar os seus pontos positivos e contornar os negativos — ou, até mesmo, eliminar tais fraquezas.

Trabalhe a sua postura de liderança

Se tem uma habilidade profissional que as empresas sempre procuram em seus funcionários é a postura de liderança. Afinal, ela permite que os coordenadores e gestores possam focar em outros assuntos, uma vez que aquele colaborador será capaz de manter a equipe unida, o trabalho fluindo e as entregas dentro do prazo.

Portanto, se você ainda não se vê como líder, comece agora mesmo a procurar formas de desenvolver essa característica, como por meio de cursos voltados para o assunto.

Atualize-se constantemente

Para se destacar no ambiente de trabalho, é fundamental manter-se em atualização constante, em especial se sua área de atuação é impactada pelos frequentes avanços tecnológicos.

Dessa forma, procure participar de convenções, palestras e workshops relacionados ao seu setor. Além disso, é possível acompanhar as atualizações por meio de periódicos, artigos e entrevistas com profissionais da área.

Invista em novos conhecimentos

Por fim, investir na sua capacitação é sempre uma ótima forma de chamar a atenção dos seus superiores, pois demonstra que você está empenhado em sua carreira e tem o desejo de crescer dentro dela.

Por isso, aposte na educação continuada: procure por cursos relacionados ao seu trabalho — como aqueles voltados para softwares específicos ou idiomas — e veja se uma segunda graduação ou uma pós-graduação seria interessante para o seu perfil profissional. Certamente, contar com uma especialização ajudaria você a ganhar pontos na empresa!

Como você viu, o comportamento no ambiente de trabalho pode ser um fator decisivo para garantir não só o seu emprego, como também o sucesso da sua carreira. Por isso, evite posturas inadequadas e adote uma atitude que respeita e contribui para o sucesso do clima organizacional.

Gostou do nosso post? Agora que você já sabe como se comportar no ambiente de trabalho, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você a se destacar no mundo corporativo e no mercado de trabalho!

Posts relacionados

3 thoughts on “Comportamento no ambiente de trabalho: o que fazer o que não fazer?

  1. Obrigada pelo artigo 🙂 Queria dizer que ambiente do trabalho nao sempre e facil, nao toda gente e amavel no trabalho e nao cada um, quer construir boas relacoes.. mas pronto 🙂 No meu ponto da vista, Voce cada dia, deve organizar se melhor e preperar todas terafas. Para fazer isso, recomendo as ferramentas digitias como kanbantool.com. Kanban arranja e organiza todas atividades diarias, de forma simples – tal como caneta e papel.

  2. Bom dia
    Eu trabalho na Shoprt como gestor de perdas IBI, gostaria de saber como lidar com meus superiores, e com colegas de trabalho.
    Meus melhores cumprimentos

    Abrão

  3. Boa tarde 🙂 Muito obrigada pelo artigo. Trbalho em equipa pode causar muitas problemas, mas sempre e bom ter os amigos de equipa no trabalho. Amigos sau boa ferramentas digitais como kanbantool.com. Estava a ler que este ferramenta boa para as equipas e optimiza as tarefas junto com o tempo 🙂

Deixe um comentário

Share This