O conjunto de características que compõem um indivíduo, as chamadas competências comportamentais, é o que transparece na execução das demandas em um trabalho, no processo de recrutamento, na convivência com os colegas de equipe e em diferentes outros contextos.
Algumas dessas competências destacam um indivíduo e aumentam as chances de valorização no mercado de trabalho. Da mesma maneira, existem características que não são bem-vistas na hora da contratação e/ou da promoção de cargo e que afastam do emprego dos sonhos.
A melhor maneira de destacar as competências comportamentais positivas e atenuar as que não agregam tanto é conhecer cada uma delas. Por isso, o nosso post traz informações que vão ajudar nesse sentido. Acompanhe!
O que são competências comportamentais?
Como dito, elas fazem parte da essência de um indivíduo no trabalho, englobando e demonstrando as habilidades, as atitudes e os conhecimentos de cada um no dia a dia da sua profissão.
Nesse sentido, como é possível imaginar, elas são adquiridas e desenvolvidas ao longo do tempo a partir de erros e acertos, o que influencia o modo como o indivíduo reage a diferentes situações corriqueiras. Dentro desse conceito, existe a subdivisão de competências técnicas.
Qual a diferença entre elas e as competências técnicas?
É preciso diferenciar os conceitos de competência profissional e técnica, que mostra a expertise de alguém em determinada área — normalmente adquirida em cursos, workshops, palestras ou qualquer outra fonte de conhecimento que foi vivenciada na vida profissional.
Elas são fundamentais para executar as demandas necessárias com eficácia. De modo semelhante, as competências comportamentais, que envolvem as atitudes e os hábitos adotados pelo colaborador dentro e fora do ambiente de trabalho, contribuem para uma melhor desenvoltura na relação com a equipe ao lidar com clientes, ao ser entrevistado no processo seletivo etc.
Mesmo que não sejam pré-requisitos em algumas empresas, atualmente elas se tornam cada vez mais importantes e um diferencial do seu trabalho em relação ao de outras pessoas.
Quais são as competências comportamentais mais valorizadas na atualidade?
Percebeu como essas competências contribuem para colocá-lo no caminho de sucesso? Para saber quais delas são mais valorizadas dentro das empresas nos dias de hoje, independentemente da área de atuação, o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), realizou um estudo. Saiba mais a seguir.
Liderança
A capacidade de liderar é uma característica sempre recorrente na lista de qualidades de um profissional, já que isso, além de contribuir para o crescimento individual de cada um, possibilita que a equipe como um todo evolua e trabalhe em direção aos melhores resultados possíveis.
Isso porque uma empresa de sucesso precisa de colaboradores que sejam capazes de servir de exemplo para o time, de influenciar a busca por melhores resultados e de saber se comunicar de forma clara e convincente. Para isso, não é necessário que o profissional esteja em cargo de gestão, uma vez que a liderança pode ser aplicada em qualquer função ou cargo.
Automotivação
No dia a dia das empresas, é natural que surjam desafios e adversidades externas e internas. Um exemplo disso foi a pandemia da Covid-19, a qual exigiu adaptações das corporações para um novo contexto de forma repentina, além de ter amedrontado o emprego e a estabilidade de muitos profissionais.
Para que o profissionalismo se mantenha e seja possível estabelecer um bom nível na realização das demandas, a capacidade de permanecer motivado, mesmo que os demais colaboradores ajam de forma oposta, é fundamental. Esse comportamento também serve de influência para que os outros integrantes da equipe ganhem confiança e se engajem no trabalho.
Trabalho em equipe
Durante a faculdade, você tem a chance de desenvolver a sua competência técnica ao realizar trabalhos em grupo e entregar demandas que exigem conhecimento da área. Mas uma outra qualidade desenvolvida e igualmente importante é a capacidade de trabalhar em grupo, o que não é fácil ou agradável para todos, mas não deixa de ser essencial.
Afinal de contas, em uma empresa, é comum que você trabalhe em parceria com outras pessoas, muitas delas desconhecidas e de áreas diferentes, para que o resultado seja otimizado. Assim, quem tiver dificuldades de se comunicar, de ser empático, de delegar funções, entre outras tarefas, sofre mais para se adaptar a um emprego, o que tende a prejudicar o time.
Criatividade
Por mais que o modelo da sua empresa seja mais tradicional, é preciso reconhecer que as melhores oportunidades de trabalho surgem para aqueles que, em vez de fazer mais do mesmo, propõem soluções inovadoras e preenchem lacunas ainda não ocupadas para aumentar o diferencial competitivo da corporação.
Isso porque a fila atrás de uma vaga de emprego geralmente é grande, e quem entra deve ser capaz de mostrar o seu valor e o diferencial para que essas qualidades agreguem à empresa a partir do desenvolvimento de novas ideias, produtos e até serviços.
Comunicação efetiva
Segundo um estudo publicado na revista The Economist, problemas na comunicação reduzem a produtividade das corporações e até afetam a saúde dos colaboradores. Afinal de contas, é por meio disso que as demandas são delegadas e que o gerenciamento ocorre.
Então, se houver falhas nesse processo por falta de clareza e objetividade, as mensagens podem ter ruídos e não serão compreendidas pelos ouvintes do trabalho de maneira adequada. Por esse motivo, profissionais que sabem se comunicar de forma efetiva, seja com uma boa oratória, escrita, comunicação não violenta etc., têm mais vantagens.
Como desenvolvê-las?
Percebeu como o desenvolvimento das competências comportamentais é importante e serve para a evolução no trabalho? Para alcançar esse objetivo, é válido trabalhar o autoconhecimento a fim de descobrir os pontos fortes e fracos, investir em fontes de conhecimento, desenvolver o networking e participar de palestras e eventos.
Então, qual a sua conclusão até o momento? Você tem as competências comportamentais citadas? Lembre-se de que todos têm seus pontos fortes e fracos e de que tudo é uma questão de saber o que atenuar e o que destacar. O primeiro passo você já deu, que é identificar as mais valorizadas pelo mercado e descobrir como desenvolvê-las.
Aproveite a visita para conferir o nosso blog e descobrir como mapear as suas competências!