Saiba como se destacar no trabalho seguindo estes 8 passos

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Saber como se destacar no trabalho é fundamental para quem quer alcançar o crescimento profissional. Afinal, é por meio da demonstração de sua confiança e habilidades que será possível se sobressair perante os seus colegas e supervisores na empresa em que atua.

Apesar de parecer algo complexo, a verdade é que basta implementar algumas mudanças em suas atitudes e estratégias para se tornar um profissional mais eficiente e apto para se destacar em relação aos demais, até mesmo durante o trabalho remoto.

Pensando nisso, neste post, vamos explicar por que é importante pensar no crescimento profissional, como se destacar no ambiente de trabalho e qual é a importância da capacitação nesse processo. Continue a leitura e confira!

Por que é importante pensar no crescimento profissional?

Não importa se você é recém-formado, se já está no mercado há algum tempo, se atua como freelancer ou se ainda não entrou na faculdade. Fato é que saber como se destacar no trabalho é fundamental para que você alcance o crescimento profissional desejado.

Por isso, é preciso ter uma estratégia de carreira desde cedo, para que você possa definir os seus objetivos, estabelecer metas em curto e longo prazo, e desenvolver atitudes que lhe ajudem a trilhar esse caminho escolhido.

Afinal, por mais competitivo que esteja o mercado de trabalho, sempre haverá empresas procurando profissionais qualificados e que se destaquem dos demais devido à sua eficiência.

Como se destacar no trabalho?

Agora que você já sabe por que é importante pensar no crescimento profissional, chegou a hora de descobrir como se destacar no trabalho. Confira as nossas dicas, a seguir!

1. Seja pontual

Apesar de a maioria das empresas contar com um sistema de controle de ponto para a entrada e saída dos funcionários, muitas delas já apostam em jornadas de trabalho flexíveis.

Independentemente do método utilizado na organização em que trabalhe, é fundamental que você cumpra com o horário combinado e esteja disponível nesse intervalo. Dessa forma, você conseguirá se destacar positivamente no trabalho ao mostrar para os seus superiores não apenas a sua pontualidade, mas também que é confiável para maiores responsabilidades.

2. Demonstre proatividade

Em um mercado cada vez mais dinâmico, é importante para a empresa contar com profissionais que sejam proativos, ou seja, que consigam identificar problemas e encontrar soluções para eles sem que um superior precise delegar essa tarefa.

Porém, é preciso ter cuidado para não confundir esse comportamento no ambiente de trabalho com insubordinação ou desrespeito às etapas dos processos, certo? Assim, fique de olho em relatórios que precisam ser entregues, por exemplo, e se ofereça para trabalhar em sua execução.

3. Construa seu branding pessoal

Você já deve ter ouvido falar sobre a importância de uma marca para a empresa, certo? Pois, saiba que ela — ou o branding, como também é chamada — é fundamental, ainda, para os profissionais que ali trabalham.

Portanto, invista um tempo para desenvolver a sua marca pessoal e trabalhe-a continuamente durante a sua carreira. Determine qual é a imagem que você quer passar para os seus colegas e superiores e crie uma boa reputação que possa ser propagada pela empresa.

4. Mostre que sabe trabalhar em equipe

Não importa como a empresa divide os seus funcionários dentro de times para criar soluções. Fato é que, cedo ou tarde, você precisará mostrar aos seus superiores que sabe trabalhar em grupo.

Dessa forma, você estará não apenas indicando a sua utilidade à organização, como também criará ótimas oportunidades de aprendizado e networking para a sua carreira. Além disso, poderá mostrar os seus diferenciais para os seus colegas e demais superiores.

5. Saiba lidar com os feedbacks

Ninguém gosta de ter o seu trabalho julgado por outra pessoa. Porém, saber trabalhar com as críticas e os feedbacks recebidos é fundamental para se desenvolver profissionalmente.

Por isso, aproveite essas reuniões para descobrir quais pontos estão sendo trabalhados de forma acertada e quais precisam de melhorias. Aproveite para saber sobre a qualidade da sua atuação e veja como se manter motivado para aumentar a sua produtividade.

6. Acompanhe as oportunidades do mercado

Quando você trabalha para uma empresa, é preciso se dedicar a ela para oferecer o melhor desempenho possível. Ainda assim, é importante continuar acompanhando as oportunidades que o mercado tem a oferecer para profissionais da sua área.

Desse modo, você não apenas se manterá informado sobre novas vagas e remunerações, como também ficará por dentro do que é tendência para os recrutadores — por exemplo, algum conjunto de habilidades requeridas que possa ser um diferencial para o seu trabalho atual.

7. Seja cordial e assuma uma postura de facilitador

Algumas atitudes são esperadas de qualquer pessoa, tanto no ambiente de trabalho como em sua vida pessoal. Dentre elas, estão o respeito e a cordialidade — características que não apenas geram empatia, mas facilitam o trabalho em equipe, por exemplo.

Outra forma de garantir um bom relacionamento com os seus colegas de empresa é ao assumir uma postura de facilitador. Assim, a resolução de conflitos se tornará muito mais pacífica e agregadora.

8. Respeite o dress code da empresa

Diferentes empresas apresentam variados códigos de vestimenta — ou dress code — para seus funcionários, de forma a manter uma sintonia com o mercado de atuação. Portanto, procure seguir o estilo preferencial da organização, mantendo a sua identidade pessoal.

Qual é a importância da capacitação para o crescimento profissional?

Até aqui, vimos algumas dicas de como se destacar no trabalho e atingir o crescimento profissional desejado. Porém, é importante ressaltar que manter-se capacitado e atualizado em relação à sua área de atuação é fundamental para garantir uma boa atuação na empresa e ficar à frente da concorrência.

Assim, procure frequentar eventos relacionados à sua função e invista em cursos superiores e profissionalizantes. Nesse aspecto, a formação EAD pode ser uma ótima maneira de conciliar a continuidade dos estudos com a rotina de trabalho existente.

Como vimos, saber como se destacar no trabalho é fundamental para que você possa se tornar um profissional apto a assumir novos desafios e atingir o crescimento que tanto procura. Por isso, não perca mais tempo e coloque agora mesmo as nossas dicas em prática no seu plano de carreira!

Se você precisa de ajuda para melhorar a sua capacitação, entre em contato conosco e conheça os nossos cursos!

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