É difícil imaginar que a resposta para a pergunta ‘’como crescer profissionalmente?’’ não passe pelo caminho da Educação. Embora existam referências que alcançaram o sucesso profissional sem se enveredarem pelas trilhas do ensino superior. É provável, porém, que elas reconheçam o quanto teria sido mais fácil se tivessem se especializado ou recorrido a uma capacitação melhor.
Afinal de contas, mesmo que você já esteja no mercado de trabalho, é preciso entender que o processo de tomada de decisões dentro de uma empresa, por exemplo, pode ser muito mais eficaz se houver embasamento, em vez de focar apenas na intuição e em achismos.
Já entendeu como crescer profissionalmente envolve o investimento na educação, não é mesmo? Para você ficar ainda mais por dentro do assunto, preparamos este post com 5 dicas valiosas. Continue a leitura confira!
Por que investir em educação no mercado de trabalho?
Esse investimento se mostra importante porque os resultados profissionais surgem aos poucos, a partir de muita dedicação e planejamento. Em outras palavras, em primeiro lugar é preciso plantar as sementes — que é a absorção de conhecimentos em determinadas áreas — para depois colher os frutos.
É possível que você tenha pensado em algum exemplo de profissional bem-sucedido que não investiu em educação como muitos fazem e recomendam. As experiências e as lições compartilhadas por cada pessoa são únicas, não é nossa intenção desmerecê-las.
No entanto, muito além do conhecimento técnico, em um ambiente educacional é possível construir uma rede de relacionamentos que contribui para o crescimento profissional, a expansão do repertório cultural, o desenvolvimento de comportamentos mais saudáveis ao interagir com as pessoas e muito mais.
Lembre-se de que cada vez mais o mercado de trabalho valoriza não apenas quem possui conhecimentos técnicos acerca de um determinado assunto, mas também as habilidades interpessoais, como a resiliência e a inteligência emocional, que se tornaram ainda mais necessárias durante a pandemia da Covid-19. Tudo isso pode ser desenvolvido em uma universidade, por exemplo.
Como crescer profissionalmente?
Após entender a importância da educação para o crescimento profissional, é preciso descobrir como agarrar com unhas e dentes os benefícios que ela proporciona dentro do mercado de trabalho. Acompanhe.
1. Invista em cursos de graduação e especialização
Investir em curso superior não é apenas importante para o desenvolvimento das características citadas: isso também é uma exigência de muitas empresas na contratação de um colaborador.
Além disso, se for não um requisito, certamente se torna um diferencial ao fazer a seleção. Afinal de contas, um curso superior tem cerca de 4 anos de duração, o que mostra o empenho em investir tempo e energia de um profissional para um maior aprofundamento no assunto.
Entretanto, para buscar um maior conhecimento e as melhores oportunidades e remunerações, também existe a possibilidade de investir em uma especialização. Isso contribui para que você tenha ainda mais propriedade na área trabalhada, atualize sua expertise e, claro, seja bem-visto no mercado de trabalho.
2. Construa network
Lembra de quando falamos que a universidade é um dos exemplos de ambiente que contribui para a construção de uma rede de relacionamentos? Isso é importante para que você obtenha uma maior troca de experiências que enriqueçam o seu conhecimento.
É o caso das dicas e dos conselhos exclusivos fornecidos tanto pelos professores quanto pelos demais alunos, algo que faz de você um profissional mais preparado.
Além disso, os relacionamentos também são importantes para uma possível indicação a vagas de trabalho, as quais ocorrem quando outras pessoas enxergam a sua competência e o aprofundamento das habilidades interpessoais, como a ética e a empatia, ao lidar com os colegas de trabalho.
Conforme mencionado, tais habilidades são ainda mais requisitadas do que em tempos passados, já que o mundo mudou, e a percepção dos consumidores é mais aguçada para comportamentos antiéticos, o que comprometeria uma empresa. Assim, na hora da seleção e da promoção de cargos, esses aspectos são considerados.
3. Desenvolva o marketing pessoal
Ao observar os exemplos de outras pessoas e os cases de sucesso profissional compartilhados em sala de aula, também é possível aprender a ‘’vender o seu peixe’’, que é o chamado marketing pessoal.
Afinal de contas, você realmente pode saber muito sobre um assunto, mas, se não demonstrar a sua expertise para outras pessoas, dificilmente será capaz de ganhar mais espaço no mercado de trabalho e crescer profissionalmente.
Tal habilidade envolve o desenvolvimento da oratória, da elaboração do currículo e do portfólio — que crescem durante a faculdade, especialmente pelas atividades realizadas academicamente, pela visibilidade nos canais de comunicação adequados etc.
4. Trabalhe a proatividade
Naturalmente, durante a graduação ou a especialização, é o momento ideal para que os alunos desenvolvam suas habilidades, experimentem e aprendam com seus erros e acertos. Assim, a proatividade, que é a capacidade de se antecipar às demandas e de atuar de forma mais ativa em prol da resolução de um problema, é desenvolvida nesses ambientes.
Dessa maneira, ao entrar no mercado de trabalho e tentar evoluir nesse espaço, você possivelmente já conta com essa característica e percebeu a importância dela para o desenvolvimento e o percurso rumo a resultados mais satisfatórios. Tudo isso contribui para o seu crescimento profissional.
5. Leia livros da área
A constante atualização é um requisito fundamental para crescer profissionalmente, sobretudo em um mercado de trabalho tão dinâmico quanto o atual. Assim, a leitura de livros da área possibilita uma maior expertise e o aumento da confiança quanto às ações realizadas.
Porém, não se restrinja à leitura de livros da área: livros ficcionais ou de qualquer outra vertente também ampliam o repertório cultural, o que pode ser aplicado na atuação profissional posteriormente. Além do mais, isso ajuda no processo de memorização e de ativação do cérebro, que precisa se manter em ação constantemente.
Entendeu como crescer profissionalmente? Existem inúmeras dicas que contribuem para isso, e a maioria delas passa pelo mesmo caminho: a educação. Nesse sentido, lembre-se de que a graduação é uma das melhores escolhas para um maior conhecimento e destaque na hora da seleção de vagas.
Gostou das nossas dicas e quer saber mais sobre os cursos de graduação da UCEFF? Entre em contato conosco e fique por dentro!