O que é carreira em Y? Entenda suas características

6 minutos para ler

Já pensou ter a opção de escolher dois caminhos ao ser promovido no trabalho? Essa é a principal característica da carreira em Y. Isto é, como a própria letra que já nomeia tal conceito, o profissional conta com mais de uma possibilidade de trajeto. Ela pode envolver o cargo de gestão ou especialista na área. 

Naturalmente, não existe escolha certa ou errada. Isso depende dos interesses e desejos de cada colaborador. Afinal, cada indivíduo tem seus objetivos de carreira. Optar por um caminho em vez de outro mostra apenas quais são as prioridades de cada pessoa. 

Quer entender mais sobre essas duas possibilidades de carreira e como ambas podem ser importantes? Continue conosco e saiba mais sobre a carreira em Y!

Quais as diferenças da carreira em Y para as tradicionais?

Você já percebeu que a carreira em Y é mais flexível do que as tradicionais. Nesses últimos casos, é comum que o profissional suba gradativamente no cargo até alcançar o patamar mais elevado, o de gerente. Apesar de essa parecer a melhor opção e o sonho de muitos, é preciso reconhecer as limitações existentes.

Isso porque a única alternativa é crescer no cargo a ponto de assumir a gerência ou se manter na mesma posição. Essa última escolha não beneficia o profissional em termos de maior remuneração ou mais desenvolvimento profissional. Então, a única saída para quem não aprovar nenhuma das alternativas é a demissão. 

Além dessas limitações, muitas vezes quem opta pelo cargo de gerência não costuma ter as habilidades necessárias. Mas, de todo modo, a função tende a oferecer salários mais altos e status, o que inicialmente pode satisfazer muitas pessoas.

Ainda sim, você acha que esse tipo de carreira preenche as lacunas do mercado de trabalho atualmente? Isso envolve a maior complexidade nos colaboradores, maior nível de exigência e impaciência dos consumidores, concorrência mais elevada etc.

Afinal, conhecimento técnico de anos de experiência de dedicação a empresa não necessariamente reflete na qualidade de liderança que é exigida na gerência. Logo, a carreira em Y começa a se popularizar no momento certo.

Como funciona a carreira em Y nas empresas?

Como foi possível notar até o momento, a carreira em Y é uma proposta mais flexível para que as empresas possam ter mais eficiência dos colaboradores. Isso porque eles podem exercer o cargo sugerido com mais responsabilidade, já que existe a oportunidade de especialização na área.

Em outras palavras, aqueles profissionais que não têm tanta experiência ou técnica podem ter mais destaque do que outros. Para isso, é necessário que eles tenham a intenção de se aprofundar na área para progredir na carreira.

Diante disso, as empresas que incentivam a carreira em Y valorizam qualidades gerenciais e operacionais. Além disso, essa também é uma oportunidade de manter os talentos na organização para que eles cresçam junto a ela. Nesse sentido, é necessário que o RH saiba analisar o perfil de cada colaborador e direcionar as oportunidades.

Quais são as principais características da carreira em Y?

Você já reparou que a carreira em Y envolve inovação, valorização dos colaboradores e aumento da vantagem competitiva. Para entender melhor, acompanhe algumas características a seguir!

Solução de problemas

Nas carreiras tradicionais era comum que os colaboradores escolhessem o cargo de gerência pelos status e a maior remuneração. Por outro lado, o modelo da carreira em Y influencia a busca pela solução de problemas operacionais. 

Isso porque o profissional passa a ter um maior engajamento com a empresa. Diante dessa fidelização, é mais provável que ele use seu tempo no trabalho de forma mais proveitosa e voltada para driblar os obstáculos que podem surgir. Esse cenário poderia ser diferente se não houvesse engajamento e fidelização dos membros da equipe.

Aplicação de conhecimentos

O maior engajamento e a fidelização também incentivam a aplicação de conhecimentos na organização. Isto é, os colaboradores passam a ter a aprendizagem contínua para continuar atualizada diante das demandas, o que eleva a especialização dos profissionais. 

Dessa maneira, é possível obter contribuições mais significativas de quem trabalha na empresa. Outro benefício é que tal procura constante por conhecimento também torna a rotina de trabalho mais desafiadora. Esse pode ser o diferencial que deixa um negócio o melhor lugar para o trabalho.

Inovação

De qualquer maneira, é preciso que a aplicação de conhecimentos e a solução de problemas acompanhe as demandas do mercado. Ele se torna cada vez mais exigente e competitivo. Por isso, é preciso que as empresas que pensam na carreira em Y invistam em times especializados para o desenvolvimento de inovações nos produtos e serviços. 

Isso é útil para elevar a competitividade e deixar a rotina dos colaboradores mais desafiante. Além disso, os clientes também podem ter mais benefícios com as soluções oferecidas pela empresa.

Cargos com equivalência

Além dos cargos de gestão, existem outros que devem ser valorizados. Isso ajuda na retenção e satisfação dos demais colaboradores da empresa, que precisam se sentir motivados para executar um melhor trabalho. 

Nesse sentido, saiba que a carreira em Y pode criar programas de promoções para os colaboradores que elevem as demandas e os salários envolvidos. Isso permite que a organização aumente a flexibilidade e até os níveis de eficiência.

Quais são os benefícios da carreira em Y?

Ao longo da leitura, você conheceu alguns benefícios proporcionados pela carreira em Y. Eles incluem maior atração e retenção de talentos, desenvolvimento das competências e aumento da produtividade. Mas, além disso, também é possível obter uma alocação correta do capital humano, em vez do direcionamento para cargos indevidos.

Então, conseguiu entender mais sobre a carreira em Y e os benefícios que isso pode proporcionar? Agora é o momento de traçar o melhor caminho para ascender na empresa e conseguir cargos mais altos. Para isso, é indispensável a realização de uma especialização ou de um mestrado para ter um maior aprofundamento na sua área de atuação e oferecer um melhor serviço à empresa.

Deseja saber como escolher entre especialização ou mestrado? Confira nosso post e tire suas principais dúvidas sobre essa temática!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This