Afinal, qual vale mais a pena, bacharelado ou ser tecnólogo? É natural que dúvidas como essas surjam, já que ambas alternativas oferecem vantagens e oportunidades diferentes. Sendo assim, além de decidir qual área e curso começar, é recomendável escolher o formato dele.
Sim, sabemos que você é muito jovem para tomar decisões quanto ao seu futuro. No entanto, existem maneiras de facilitar esse processo e aumentar as chances de acerto. De todo modo, tenha sempre em mente que nenhuma opção precisa ser definitiva.
Neste texto, listamos algumas informações sobre os cursos de bacharelado e tecnólogo para esclarecer as características de cada formato. Tem interesse no assunto? Então continue a leitura!
Como é o curso bacharelado?
Primeiro, saiba que o bacharelado consiste no formato de ensino superior mais conhecido, ao lado da licenciatura. A sua duração é entre 4 e 6 anos. A grade curricular mistura conhecimentos práticos e teóricos e pode incluir materiais de diferentes vertentes dentro da área estudada. Assim, os estudantes conseguem ter um olhar mais abrangente e decidir seus interesses.
A principal características do bacharelado é a formação para a pesquisa, enquanto a licenciatura trata do ramo educacional de cada área. Nesse caso, o curso bacharelado pode ser generalista ou especialista. O primeiro faz um apanhado geral sobre os conteúdos. Assim, pode se tornar especialmente mais recomendado realizar uma pós-graduação mais tarde, para se especializar em um assunto. Também existe o bacharelado especialista, cuja grade curricular foca em uma vertente.
Seja como for, esse formato possibilita que o aluno escolha diferentes áreas de atuação no mercado de trabalho, de acordo com os interesses e as afinidades. Isso se torna um ponto positivo principalmente para quem ainda não tem certeza dos planos de carreira futuros.
Como é o curso tecnólogo?
Enquanto isso, o tecnólogo tem um período mais curto: de 2 a 3 anos. Apesar do tempo dessa graduação ser similar ao de muitos cursos técnicos, os conceitos não são os mesmos. Na verdade, trata-se de um curso superior.
A diferença com relação ao bacharelado é que existe mais enfoque no mercado de trabalho. Por isso a grade curricular é reduzida, já que a maior parte dos conteúdos são práticos. Esse tipo de abordagem possibilita um aprendizado mais rápido em relação a uma área específica, o que também aumenta as chances de rápido ingresso na vida profissional.
Logo, o curso tecnólogo pode ser uma opção interessante para quem deseja entrar no mercado de trabalho assim que formado. Seja por não ter muito tempo para se dedicar aos estudos, por precisar da remuneração mais rapidamente, etc.
Um ponto negativo que pode atrapalhar os sonhos futuros é a limitação de áreas de atuação, já que o tecnólogo oferece uma aprendizagem específica. Então, caso você deseje seguir outro rumo profissional, o conhecimento adquirido no curso tecnólogo pode não ser suficiente para isso.
E então, conseguiu perceber as principais diferenças entre o curso bacharelado e o tecnólogo? Ficar por dentro desse assunto evita escolhas erradas, frustrações e dores de cabeça futuras. Sendo assim, não deixe de se informar mais sobre esses dois conceitos para entender o que mais vale para o seu perfil e necessidades.
Que tal aproveitar a visita e descobrir como a formação EAD é vista no mercado de trabalho? Confira nosso post!