Quando chega o momento de se preparar para o vestibular, a tendência é que cada estudante considere seus gostos e suas habilidades para escolher a sua futura carreira. Seguindo essa lógica, aqueles que gostam de animais podem se interessar em prestar Medicina Veterinária.
O que pouca gente sabe é que esse profissional não trabalha apenas cuidando da saúde dos animais de estimação. As possibilidades de atuação são amplas, e tudo vai depender do caminho seguido dentre as diversas áreas da Medicina Veterinária disponíveis.
Se você tem interesse nessa profissão, continue a leitura deste post. Nele, vamos explicar melhor as 5 principais áreas de atuação na Medicina Veterinária. Confira!
Como é o curso de Medicina Veterinária?
Com duração média de 10 semestres e estágio obrigatório, o curso de Medicina Veterinária tem o objetivo de formar profissionais aptos a trabalhar em todos os setores relacionados à saúde animal.
A grade curricular cobrirá a maioria das áreas de atuação, ainda que algumas instituições de ensino foquem determinados pontos. Por isso, é de grande importância que, após formado, o profissional invista em uma especialização para aprofundar os seus conhecimentos.
Com essa formação, ele poderá oferecer assistência clínica e cirúrgica, auxiliar na reprodução de rebanhos e inspecionar os produtos de origem animal, entre outras áreas de atuação. No mercado de trabalho, encontrará ofertas em pet shops e clínicas veterinárias, assim como na indústria e no setor da agropecuária.
Após a graduação, o salário médio de um médico veterinário é de R$ 3.212,00, podendo chegar a R$ 4.765,00. Porém, esses valores podem variar dependendo do local de atuação, tempo de experiência e especialidade escolhida.
Quais são as principais áreas da Medicina Veterinária?
Se você tem interesse em cursar Medicina Veterinária, saiba que essa carreira oferece uma variedade de áreas de atuação ao profissional. Para que você possa escolher aquela que melhor atenda aos seus objetivos, é preciso conhecer cada uma das possibilidades. A seguir, veja as principais!
1. Clínica e cirúrgica
Talvez o setor com maior oferecimento de oportunidades para esse profissional seja o de cirurgia de animais — tanto domésticos, como silvestres ou de produção — e clínica veterinária. Nele, o objetivo será cuidar da saúde desses pacientes, assim como realizar a prevenção e o tratamento das enfermidades.
Para os veterinários que optarem por esse caminho, há especializações, pós-graduações e residências específicas para se qualificar ainda mais para esse tipo de atendimento.
2. Produção
A produção é o setor responsável por aprimorar as técnicas utilizadas na pecuária, visando otimizar os lucros da empresa, ao mesmo tempo que se preserva o bem-estar dos animais. Essa área também cuida da reprodução, buscando melhorar as raças para torná-las mais produtivas.
Assim, o veterinário é o profissional responsável não apenas por minimizar o sofrimento durante o abate, como também verificar a produção, para que siga as normas reguladoras do setor.
3. Inspeção
A produção não é a única área que precisa seguir as normas estabelecidas — na verdade, há veterinários especializados em atuar na inspeção, oferecendo serviços de auditoria e consultoria privada.
Entre os seus clientes, estão pet shops, clínicas e hospitais veterinários, zoológicos, canis e demais estabelecimentos envolvidos na criação e venda de animais e produtos de origem animal.
4. Pesquisa
Se você tem interesse na área de pesquisa, saiba que a Medicina Veterinária oferece essa opção de especialização. Afinal, há muitos institutos focados na proteção e segurança de animais selvagens, que precisam de veterinários para cuidar desses seres do momento de sua captura até a soltura.
Além disso, é possível trabalhar em empresas que desenvolvem medicamentos, exames laboratoriais e demais produtos para uso veterinário.
5. Perícia
O perito veterinário pode atuar tanto junto da Polícia Federal na investigação de maus-tratos e crimes contra animais, assim como na organização de concursos e competições. Nesse caso, o profissional será responsável por avaliar os participantes, além de verificar se estão saudáveis e se não fizeram uso de substâncias ilegais.
Vale a pena investir nessa carreira?
Até aqui, vimos como é o curso e quais são as principais áreas da Medicina Veterinária. Agora, vamos mostrar alguns motivos pelos quais vale a pena investir nessa carreira. Acompanhe!
Mercado aquecido
Uma ótima vantagem da Medicina Veterinária, como você já deve ter percebido, é que ela oferece uma grande variedade de áreas de atuação. Isso faz com que indivíduos de diferentes perfis consigam se encontrar nessa profissão, partindo de uma mesma graduação e, depois, escolhendo a especialização que mais se encaixe nos seus objetivos.
Por causa dessa pluralidade, o mercado de trabalho está sempre aquecido, com boas e numerosas ofertas para esses profissionais tanto na esfera pública como na privada.
Possibilidade de continuar os estudos
A Medicina Veterinária é uma ótima opção de carreira para quem gosta de estudar. Isso porque essa prática não acaba com o término da graduação: além da especialização, é preciso que se atualizar constantemente.
Afinal, novas tecnologias e tendências, assim como patologias e tratamentos, surgem com o tempo. Se você não estiver por dentro dessas novidades, pode ficar para trás e trazer riscos aos pacientes.
Retorno emocional
A Medicina é uma das áreas mais desafiadoras no que se refere às emoções do profissional. Afinal, ele precisará lidar constantemente com uma série de dificuldades que podem levar, inclusive, à perda de pacientes. E, com a Veterinária, não é diferente.
Ainda assim, a Medicina Veterinária oferece um retorno emocional significativo, porque o fato de você saber que contribuiu com a sociedade e ajudou na recuperação de um animal é algo que não tem preço.
Desenvolvimento de habilidades
A melhor forma de desenvolver habilidades, aprimorar a sua produtividade e crescer pessoal e profissionalmente é por meio da atuação na carreira escolhida. Na Medicina Veterinária, o indivíduo poderá estimular sua disciplina e organização, assim como o raciocínio lógico — características importantes tanto para o mercado como para a sociedade.
Como vimos, são várias as áreas da Medicina Veterinária disponíveis, cada uma com as suas particularidades. Por isso, se você tem interesse em seguir essa carreira, não perca mais tempo: informe-se a respeito das possibilidades oferecidas, veja quais combinam com os seus gostos e objetivos profissionais, e comece agora mesmo a percorrer esse caminho!
Na hora de escolher uma instituição de ensino, procure por aquela que seja referência no mercado: venha cursar Medicina Veterinária na UCEFF!