Aprendizagem baseada em projetos: como se aplica à graduação?

6 minutos para ler

Para obter um ensino de qualidade, é importante contar com metodologias que vão além de uma sala de aula tradicional, em que há certa rigidez nos papéis desempenhados por alunos e professores. Nesse sentido, a aprendizagem baseada em projetos é um método que consegue estimular a construção do conhecimento de uma forma mais inovadora.

Esse tipo de aprendizagem pode ser aplicado tanto na educação básica quanto no ensino superior. Especialmente na graduação, é uma boa maneira de fazer com que os estudantes se tornem mais independentes, o que é muito importante para a sua preparação como futuros profissionais.

Por esse motivo, elaboramos este post para ajudar você a entender por que essa metodologia de ensino pode ser exatamente o que você precisa encontrar na sua graduação. Acompanhe!

O que é a aprendizagem baseada em projetos?

A aprendizagem baseada em projetos é uma metodologia de ensino em que os estudantes constroem o conhecimento e desenvolvem habilidades por meio da busca de soluções para problemas do mundo real. Eles são apresentados a desafios e tarefas e devem realizar um trabalho de investigação contínuo, que inclui atividades práticas e colaboração em grupo, para chegar às respostas.

Nessa metodologia, o professor tem a função de apenas orientar o trabalho dos alunos, enquanto são eles que ocupam a posição de protagonistas do próprio processo de aprendizagem. Outra característica bem interessante é que a turma tem que reunir conhecimentos de diferentes áreas para desenvolver um mesmo projeto.

Na prática, significa que você vai buscar o conhecimento de forma ativa, e não apenas assistir às aulas dos professores. Por isso mesmo é que a aprendizagem baseada em projetos é considerada uma das metodologias ativas de aprendizagem — estratégias que colocam o aluno no centro do processo educacional e estimulam sua autonomia.

É uma abordagem que pode ser aplicada desde a educação infantil, ensino fundamental e médio até chegar ao ensino superior. O método já é utilizado tanto em cursos de graduação do Brasil quanto do exterior, em cursos presenciais e também de educação a distância.

Quais são os benefícios dessa metodologia?

Vivenciar a aprendizagem baseada em projetos traz vários benefícios para os estudantes. Um deles é a maior retenção dos conteúdos, já que você aprende por meio de atividades, inclusive práticas, e realmente entende como os conhecimentos são aplicados.

Como os alunos têm que tomar decisões e estudar um tema a fundo, essa metodologia também ajuda a desenvolver o pensamento crítico e a autonomia. Em vez de apenas receber informações, você tem que ir atrás delas e saber avaliar a relevância do que encontra.

O desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a comunicação, a criatividade, a colaboração e a adaptação, é mais um benefício que vem com o ato de trabalhar em equipe, que é tão presente na metodologia. Habilidades como essas são importantes na graduação e, principalmente, no mercado de trabalho.

Como a aprendizagem baseada em projetos pode ser aplicada à graduação?

Para ficar mais claro como essa metodologia é colocada em prática em cursos de graduação, destacamos, a seguir, quais são as suas principais etapas. Confira!

Definição dos objetivos de aprendizagem

A aprendizagem baseada em projetos começa com a definição dos objetivos da aprendizagem, ou seja, os conhecimentos e habilidades que os alunos devem desenvolver. A partir disso, o professor também define uma questão norteadora, que é o desafio ou problema com o qual a turma vai trabalhar para atingir os objetivos.

Um ponto fundamental é que a questão norteadora deve ter alguma relação com a realidade dos estudantes. Assim, você vai se interessar mais pelo projeto e conseguir ver um sentido prático em estudar o assunto para encontrar as soluções. Os conteúdos deixam de ser apenas teorias nas páginas dos livros e passam a ter uma conexão com a vida real.

Processo de investigação

Sob orientação do professor, os alunos devem desenvolver um plano com várias atividades que vão conduzir os estudos sobre a questão norteadora do projeto. Nesse processo, é preciso levantar hipóteses, fazer novas perguntas e explorar vários caminhos capazes de levar às soluções.

Os alunos podem pesquisar sobre o tema, realizar entrevistas, desenvolver materiais visuais, como vídeos e slides, e até mesmo algum equipamento experimental, entre muitas outras possibilidades. A ideia é unir teoria e prática, trabalhar em grupo e usar a criatividade para encontrar respostas para os problemas.

Interdisciplinaridade

Um aspecto que vale destacar na aprendizagem baseada em projetos é a união de conhecimentos de várias matérias para realizar cada projeto. Na graduação, essa interdisciplinaridade é importante para você perceber como os diversos assuntos abordados dialogam entre si e são aplicados, juntos, no mundo real.

Apresentação de resultados

Quando o grupo de alunos encontrar a solução para a questão norteadora, vai chegar a hora de apresentar os resultados do projeto. Isso pode ser feito por meio de uma apresentação para a própria turma, para a comunidade ou até mesmo em um evento acadêmico, por exemplo. Dá para usar a criatividade aqui também e utilizar vídeos, imagens, slides, entre outros recursos.

Avaliação da experiência

Já que os alunos estão no centro da aprendizagem baseada em projetos, a etapa final é justamente permitir que reflitam sobre a experiência. Desse jeito, você tem a chance de falar sobre o que gostou ou não gostou nas atividades e essa avaliação vai ajudar o professor a melhorar ainda mais as ideias para os próximos projetos.

Como essa metodologia impacta o aprendizado na graduação?

Já deve ter dado para perceber que essa é uma metodologia que preza pelo lado prático do aprendizado e pelo desenvolvimento das habilidades dos estudantes, não é mesmo? Ela se diferencia de outros métodos justamente por ter o aluno como foco e estimular sua participação ativa nas atividades ao longo de todo o processo.

Assim, a aprendizagem baseada em projetos é um excelente caminho para preparar os alunos de graduação para o mercado de trabalho. Você aprende ao perceber como cada conhecimento pode ser aplicado no mundo real e conquista habilidades que vão contribuir para a construção da sua carreira.

Então, gostou de conhecer essa metodologia de ensino? Entre em contato com a UCEFF e saiba como podemos fazer a diferença na sua formação!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This